4 tipos de clientes e como lidar com eles

POR Altair Camargo / 2021-03-30 12:25:00

Nem todo cliente é igual! Na hora de comprar, cada um faz de um jeito. Tem aquele cliente que prefere o preço mais baixo, tem aquele cliente que só quer ter vantagens e vários outros tipos. Quem tem um negócio precisa estar atento às estratégias dos clientes e se antecipar a elas - se não corre o risco de perder um cliente que traria muitos lucros ou manter um cliente que só dá prejuízo.

Aqui estão 4 tipos comuns de clientes e como lidar com eles:

1. Clientes que compram por preço
Para esses clientes, só servem os produtos ou serviços com o menor preço possível. Eles não se importam com o valor agregado, diferenciação e nem querem construir relacionamentos com ninguém.
Como lidar: Elimine todos os custos “extras” do seu produto. Deixe apenas o básico, que atenda o que o cliente precisa. Tome cuidado para não diminuir o custo além do que você pode, já que é provável que esse cliente não será fiel a você.

2. Clientes que gostam de se relacionar
Eles gostam de ter plena confiança nos vendedores. Eles acreditam que criar uma amizade com o atendente pode ser bom para eles e, assim, receberão as melhores opções de compra e informações.
Como lidar: Apresente sempre um preço justo para esse cliente. Ou seja, mesmo que ele exija maior atenção de sua parte, não vale a pena subir o preço por isso e quebrar a confiança dele.

3. Clientes que compram valor
Esses clientes tendem a ser aqueles mais exigentes, que entendem o que é valor no produto e no serviço e querem comprar de quem é capaz de oferecer esse valor que eles buscam.
Como lidar: Não foque no preço durante a negociação. Concentre-se em descobrir o que esse cliente valoriza e quais diferenciais seu produto tem que o cliente valoriza e os concorrentes não têm.

4. Clientes jogadores
São aqueles que gostam de se relacionar ou que compram valor, mas que aprenderam que, se agirem como um comprador por preço, conseguem produtos com maior valor pelo menor preço. Geralmente esses clientes tentam tirar vantagem da empresa usando a técnica de pedir pequenas coisas até ter grandes vantagens.
Como lidar: Identifique o tipo de jogador que é esse cliente e se antecipe às suas estratégias. Por exemplo, você pode oferecer amplas vantagens logo no início da negociação para que ele não tenha margem para pedir mais coisas depois.


O primeiro passo para lidar com qualquer tipo de cliente é conseguir identificá-lo o mais rápido possível. Depois de identificado, parta para uma das estratégias que seja melhor para seu negócio. Às vezes não é tão simples identificar nem lidar com esses clientes. Uma boa forma de se praticar essas negocieções é fazendo encenações. Por exemplo, se você tem dois vendedores na sua loja, você pode falar para um deles fingir que é um tipo de cliente e o outro deve atender esse cliente como se fosse um consumidor real. Treine várias vezes, simulando várias situações distintas, até que sua equipe de vendas esteja ótima para identificar e lidar com cada tipo de cliente.

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1 Comentarios

  • Eu me considero uma cliente que compra valor, embora meu sonho mesmo era ser uma cliente jogadora.Mas a melhor coisa desse post foram os insights que tive, em meu negócio por causa do medo de perder um cliente, eu acabo tratando um cliente que compra por preço como um cliente que compra valor e isso faz com que eu diminua muito o preço pela hora trabalhada e consequentemente desvalorizo meu trabalho. a partir de hoje, estarei atenta aos tipos de clientes a fim de não desvalorizar o meu ofício.